O que é o Bio-Grafia Nietzsche?
BIO-GRAFIA: do grego bíos – vida; grápho – traço, linha, escrita.
Uma tradução possível e provável: traço, recorte, percurso, escrito feito com a e na vida, por meio do qual assumimos alguma(s) identidade(s) e compomos um estilo, tornando-nos, finalmente, quem nós somos.Os traços, recortes e percursos feitos até aqui pelos membros do GRAFIA, por meio dos quais assumiram identidade(s) e estilo(s), fizeram com que eles se tornassem quem eles são, e com que eles estejam se tornando quem eles são. Conforme Cervantes: ‘Yosoyhijo de mis obras’ (Sou filho de minhas obras).
Os traços, recortes e percursos que cada membro do Bio-Grafia Nietzsche fizer, a partir de agora, mostrarão a assunção de identidade(s) e estilo(s), fazendo com que – nesse PERCURSO selecionado – cada um vá se tornando quem ele é. Nesse jogo de assimilação, incorporação e digestão, aprende-se a virar quem se é: em tal transformação, o ser nunca está finalizado e pronto, mas – pelo contrário – sempre pronto a se tornar outra vez o vir-a-ser seguinte, que vai preenchendo o percurso, o qual nunca é pré-conhecido, porém se (per)faz no percorrer dos devires da existência.
Nessa transformação dionisíaca incessante, o êxtase – etimologicamente ‘sair de si’ –, em vez de fazer com que se perca a identidade, vai obrando o ‘traço vital’, o ‘rio da vida’ heraclitiano que, em seus correres e devires, cria estilo(s) e identidade(s) enquanto ato: a arte do vir-a-ser. Bem-vindo ao Bio-Grafia Nietzsche! Quer conhecê-lo? Quer se tornar quem você é?