Conexão Universidade e Escola


O projeto propõe uma reflexão/ação considerando o campo da educação prioritariamente o debate sobre modos de conhecer estabelecendo interfaces com a filosofia da educação, pedagogia, literatura e arte. Reconhecemos que os modos de conhecer se efetivam através de uma diversidade de itinerários, uma multiplicidade de linguagens, sentidos e expressões em vários âmbitos da sociedade. Cabe aos professores em instituições educativas problematizar e pensar sobre os diferentes modos de conhecer e como os colocamos ao alcance daqueles que estão em processo de formação em nossas instituições. Temos como apoio teórico autores como Nietzsche, Montaigne bem como autores do campo da educação, literatura e Arte que ainda serão especificados conforme o desdobramento das atividades. Defendemos que a educação efetivamente forma quando interpreta, discute e recria as pegadas daqueles que nos legaram conhecimento, ciência e arte, daqueles que alteraram a direção do nosso olhar.

Nietzsche

Conforme nos alerta SOUSA (2017): “o perspectivismo de Nietzsche, esse aprender a olhar e a sentir a partir de diferentes perspectivas ou pontos de vista, pode contribuir para a promoção do diálogo entre perspectivas – o que não significa aceitá-las de antemão, sem crítica ou autocrítica”. Não se trata simplesmente de somar perspectivas, mas considerar o contexto dos indivíduos e permanecer aberto a um olhar múltiplo, para alargar horizontes e eventualmente transformar nossos olhares particulares para viabilizar o aumento da percepção e da potência do olhar. Para SOUSA, desse modo, o perspectivismo pode colaborar para a prática da compreensão, sendo inclusive assumido como método da própria compreensão. Ele vai definir tal procedimento de epistemologia da compreensão perspectivada, que em parte estaremos considerando neste projeto. Assim podemos afirmar que o perspectivismo de Nietzsche tem muito a contribuir para a compreensão como método dialógico. Este procedimento gera uma abertura capaz de agregar e de exercitar o diálogo entre os mais diversos conhecimentos e modos humanos de conhecer, como a própria ciência com suas infindáveis distinções, a tecnologia, a filosofia, as artes, as experiências do cotidiano.

SOUSA, Mauro Araujo. O perspectivismo de Nietzsche e a compreensão. Líbero – São Paulo – v. 19, n. 37-A, p. 109-116, jul. /Dez. De 2016

Montaigne

Montaigne considera que o conhecimento do mundo e de si mesmo estão ligados, e inclusive a ciência precisa levar isso em consideração. Conforme diz Montaigne: “é nossa presunção, e não nossa ciência, que nos liga ao mundo: é sobre esta que é preciso trabalhar. ” Como artesão da dúvida recomenda a todos nós: “é loucura condicionar ao nosso discernimento o verdadeiro e o falso”, e o que fica recomendado é a prudência intelectual. As medidas da nossa suposta inteligência não são compatíveis com a complexidade do real. A familiaridade ou estranheza das coisas ocorrem mais em virtude de nossos hábitos do que em razão de nossa capacidade de conhecer. Nessa direção a prudência e a curiosidade devem ser mantidas. Presunção, segundo Montaigne, não é um bom tempero para conhecer. Corremos o risco de falar mais de nós mesmos do que de um tema, de um problema, de uma curiosidade. E finaliza dizendo: “é uma ousadia perigosa e considerável, além da absurda temeridade que traz consigo desprezar o que não compreendemos”.

Martins Azar Filho, César. Método e estilo, subjetividade e conhecimento nos ensaios de Montaigne. Revista Kriterion, Belo Horizonte, nº 126, dez. /2012, p. 559-578

 


I – O que é conhecer? Perspectivas e desafios
II – Filosofia Antiga e exercícios espirituais
III – Uma vida pensada: limites e excessos
IV – Vida intensa: riscos e desafios
V – Aprendendo sobre a finitude
VI – Leituras e aprendizagens – seleção de textos e debates
VII – Decolonialidade e conhecimento – iniciando um debate de uma outra filosofia
VIII – A Arte como motor da vida – um exemplo da literatura
IX – Pedagogia e docência – o que é uma aula?
X – Formação e autossuperação – ensaio sobre trajetória realizada


Cada etapa será constituída de 10 horas, desdobradas em: vídeos e leituras prévias a um encontro virtual (via Meet).

 


Os certificados serão fornecidos conforme a presença/inscrições nas diferentes Unidades.

 

http://inscricoes.ufsc.br/activities/5217

Dúvidas: prof.reginateixeira@gmail.com

meet.google.com/fwn-mvmn-dec

Link para as palestras

Nietzsche e a Politica.

Sala 202 A – CED/UFSC – 29/06 – 09h

Prof. Jean Gabriel Castro da Costa, Dr.
Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Montaigne e a Educação.

Sala 104 A – CED/UFSC – 18/05 às 14h

Profª Danielle Antunes, Dra.
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

 

Encontro via Meet: 17/02 – 9h

Embriaguez e a transfiguração nietzschiana

Profº Clademir Araldi, Dr.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Encontro via Meet: 25/11 – 18h30 às 20h

Da ciência em Nietzsche a ciência na Academia
A questão do transhumanismo

Prof. Jelson Oliveira, Dr.
Pontifícia Universidade Católica – PUC/PR

Leituras prévias:

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano. Um livro para espíritos livres. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
OLIVEIRA, Jelson. Nietzsche e o trans-humanismo: Em torno da questão da autossuperação do homem. Revista de Filosofia Kritérion, 57(135):719-739, Dezembro de 2016.

 

Encontro via Meet: 09/12 – 18h30 às 20h

Tipologização genealógica e metáforas da formação

Prof. Jorge Luiz Viesenteiner, Dr.
Universidade Federal do Espírito do Espírito Santo – UFES

Encontro via Meet: 18/02 – 9h às 12h

Nietzsche e a grande saúde. Para uma terapia da terapia.

Profª Marta Sofia Ferreira Faustino, Dra.
Universidade Nova de Lisboa – Portugal

 

Encontro via Meet:  25/02 – 9h às 12h

O eterno retorno desde um ponto de vista ético-prático no pensamento de Nietzsche e o debate sobre a grande saúde

Profª Andrea Díaz Genis, Dra.
Universidad de la República – Uruguai


O que é conhecer? Perspectivas e desafios

Encontro via Meet – 30/07 às 19h:

Como preparação para o encontro assistir os dois vídeos abaixo:
01) Formação de formadores: uma perspectiva nietzschiana – aula ministrada pelo Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior

 

02) Nietzsche: por onde começar? – Leandro Karnal entrevista Scarlet Marton