Dicas e Informativos – Pesquisas Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

****

A Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência é uma publicação oficial, de periodicidade quadrimestral (a partir de 2014), do Grupo de Pesquisas Spinoza & Nietzsche: estudos de filosofia da imanência (SpiN) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ)

****

Revista de Educação – Universidade Federal de Santa Maria

****

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

****

Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR

****

Filosofia e Educação – Nietzsche e a educação

****

Os Cadernos de Ética e Filosofia Política USP

****

Grupo de Estudos Nietzsche e a Teoria Política GENTP – UFSC

****

Fundados em 1996 por Scarlett Marton, os Cadernos Nietzsche são lançados desde então regularmente nos meses de maio e setembro. E a partir da edição de 2010, passou a receber versão eletrônica. Ligados ao GEN – Grupo de Estudos Nietzsche, os Cadernos Nietzsche contam difundir ensaios de especialistas brasileiros e traduções de trabalhos de autores estrangeiros, artigos de pesquisadores experientes e textos de doutorandos ou mestrandos.

****

Revista de Humanidades e Letras – é uma publicação acadêmico-científica quadrimestral, multidisciplinar, em formato on-line, de livre-acesso que nasce da iniciativa de professores dos cursos de Humanidades e Letras do Campus dos Males da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.

****

O Razão Inadequada é um blog independente de produção de conteúdo nas áreas de filosofia, psicologia e literatura.

****

Biblioteca Virtual criada para alunos de Filosofia e áreas afins. O objetivo é auxiliar pesquisadores, professores e alunos no acesso às obras filosóficas e literárias.

****

No ano 2000 fundou-se a Sociedade Espanhola de Estudos sobre Nietsche (SEDEN) (www.uma.es/nietzsche-seden), para servir de suporte à investigação sobre Nietzsche entre os filósofos espanhóis. SEDEN publica anualmente a revista Estudios Nietsche (www.estudiosnietzsche.org), em que além de temas de caráter monográfico informa a atualidade bibliográfica, proporciona materiais para a investigação, resenhas e notícias internacionais sobre eventos nietzschianos. E no marco desta Sociedade, e sob a direção de Diego Sánchez Meca, um grupo de estudiosos tem levado a cabo já a edição completa em castelhano dos Fragmentos póstumos de Nietzsche, em quatro grandes volumes: Volume I: Fragmentos Póstumos (1869-1874), tradução, introdução e notas de Luis E. de Santiago, Madrid, Tecnos, 2007 (2ª ed. 2010); Volume II: Fragmentos Póstumos (1875-1882), tradução, introdução e notas de Manuel Barrios e Jaime Aspiunza, Madrid, Tecnos 2008; Volume III: Fragmentos Póstumos (1882-1885), tradução, introdução e notas de Jesús Conill e Diego Sánchez Meca, Madrid, Tecnos 2010; Volume IV: Fragmentos Póstumos (1885-1889), tradução, introdução e notas de Joan B. Llinares e Juan L. Vermal, Tecnos, 2006 (2ª edición 2008). Esta mesma equipe continua este labor em uma edição também com outros quatro grandes volumes das Obras completas de Nietzsche, cujo volume I: Escritos de juventud tem prevista sua publicação dentro deste ano de 2010 pela Editorial Tecnos. Também, e sob a direção de Luis de Santiago, se está levando a cabo a edição da Correspondencia em seis volumes, dos quais quatro volumes já publicados entre 2005 e 2010.  A recepção espanhola de Nietzsche nos últimos quarenta anos Diego Sánchez Meca. Acesso: cadernosnietzsche.unifesp