Grupo de Estudos Mortimer Adler

Este Grupo de Estudos tem como objetivo realizar a leitura e o estudo em grupo dos capítulos que compõe a obra Como Pensar Sobre as Grandes Ideias a Partir dos Grandes Livros da Civilização Ocidental, do filósofo e educador norte-americano Mortimer Adler (1902-2001). Mais precisamente, serão destacados os capítulos referentes à filosofia da educação e seus assuntos correlacionados, como: objetivos da educação, tipos de aprendizado, linguagem, democracia etc. Além disso, para melhor aproveitar estas leituras, serão estudados, conjuntamente, alguns capítulos do livro Como Ler Livros: o guia clássico para leitura inteligente, de Mortimer Adler e Charles Von Doren. Nesta obra, os autores detalham os diferentes tipos de leitura, os caminhos para a realização de uma leitura ativa e analítica e a melhor maneira de uma pessoa se desenvolver e aprender a partir dos livros (Anexo I). O objetivo é proporcionar aos alunos, principalmente os das primeiras fases das licenciaturas, o contato com a obra de Adler e, ao mesmo tempo, discutirmos os princípios educacionais para desenvolver nos estudantes a atividade intelectual e contribuir para a formação docente dos mesmos. A metodologia adotada consistirá em uma pré-leitura individual dos textos e a coletiva de alguns trechos dos textos nos encontros. Cada membro ou grupo ficará responsável por expor inicialmente os trechos a serem lidos em grupo e conduzir as reflexões e discussões nos encontros.

 

  • Compreender quais são os diferentes tipos de leitura;
  • Analisar e aprender os métodos de leitura e estudos de artigos e livros;
  • Desenvolver nos alunos o hábito da leitura em razão de sua importância para a formação educacional;
  • Refletir sobre como desenvolver um incentivo à leitura dentro e fora da sala de aula;
  • Desenvolver o hábito de reflexão e discussão construtiva das grandes ideias;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura das obras clássicas da filosofia, da literatura e do pensamento educacional;
  • Estudar as grandes ideias vinculadas com a educação e a autoeducação.

 

Os objetivos educacionais de Adler, trabalhados e pensados conjuntamente com o educador Robet Hutchin (1899-1977) foram se concretizando em sua carreira como professor na Universidade de Columbia (NY) e, mais tarde, na Universidade de Chicago, assim como a partir do projeto Grandes Livros e do Programa Básico de Educação Liberal para Adultos. Sua ideia era a de se pensar a estrutura de uma educação a partir e um número objetivamente identificável de Grandes Ideias e de Grandes livros que formam a cultura ocidental. Estes elementos o autor considerava indispensáveis para uma compreensão do mundo presente. Adler refletiu e trabalhou uma educação clássica nos moldes liberais. Na sua perspectiva, isso significa pensar uma grade de conhecimentos e saberes indispensáveis para se formar um ser humano capaz de fazer o melhor uso de sua liberdade. Isso implica, na sua perspectiva, uma educação que desenvolva a habilidade do aprendizado, para que os indivíduos possam continuar adquirindo conhecimentos mesmo e principalmente depois do tempo de escolarização básica e universitária. Adler vincula, assim, a habilidade de aprender e a aquisição de conhecimentos com a conquista e o exercício da liberdade.

 

Agosto: dia 28

Setembro: dias 11 e 25

Outubro: dias 09 e 23

Novembro: dias 06 e 20

Horário: das 14h até as 17h

Local:  Biblioteca Universitária Central – BU/UFSC, Sala Harry Laus, 1º Andar

 

ADLER, Mortimer J.; DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. Tradução de Edward H. Wolff e Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2010.

_______________. A Arte da Leitura: diálogos sobre livros. Tradução de Margarita Maria Garcia Lamelo. 1 ed. São Paulo: É Realizações, 2017.

ADLER, Mortimer J. Como pensar sobre as grandes ideias a partir dos grandes livros da civilização ocidental. Tradução de Rodrigo Mesquita. São Paulo: É Realizações, 2013.

_______________. Como falar, como ouvir. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2014.

_______________. A Proposta Paidéia: um manifesto educacional. Tradução de Marília Lohmann Couri. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1984.

ADLER. Mortimer (Ed.). The Great Ideas: A Syntopicon of Great Books of Western World. [Index]. Vol. 1 and 2. The University of Chicago, 1971.

ALAIN. Considerações sobre a educação seguidas de pedagogia infantil. Tradução de Lília Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2012.

CARR. Nicolas: A Geração Superficial: o que a internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friança. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

BARROS, Nazaré; MENDO, Henriques. Olá, Consciência! Uma viagem pela história da filosofia. São Paulo: É Realizações, 2013.

BAUER, Suan; GREGGERSENN, Gabrielle. Como educar sua mente: o guia para ler e entender os grandes autores. São Paulo: É Realizações, 2015.

HUTCHINS, Robert. The Great Conversation: the substance of a Liberal Education. The University of Chicago, 1971.

JOSEPH, Miriam. O Trivium – as artes liberais da Lógica, Gramática e Retórica: entendendo a natureza e a função da linguagem. Tradução e adaptação de Henrique Paul Dmyterko. São Paulo: É Realizações, 2008.

JOHN, Martineau (org). O Quadrivium – as quatro artes liberais clássicas da Aritmética, da Geometria, da Música e da Cosmologia. Tradução de Jussara Trindade de Almeida. São Paulo: É Realizações, 2014.

KEEN. Andrew. O Culto do Amador: como blogs MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Tradução de Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

RUSSELL, Bertrand. História do Pensamento Ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Tradução de Laura Alves e Aurélio Rebello. 21ª. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

SERTILLANGES. Antonin Dalmance. A Vida Intelectual: seu espírito, suas condições, seus métodos. Tradução de Lilian Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2014.

 

ANEXO I ______________________________________________________________________________________________________
QUATRO PERGUNTAS BÁSICAS A SEREM RESPONDIDAS NA LEITURA DE UM LIVRO                                      (ADLER; DOREN, 2010, p. 64).
1 – O livro fala sobre o quê?
2 – O que exatamente está sendo dito, e como?
3 – O livro é verdadeiro, em todo ou em partes?
E daí?

GUIA DE LEITURA – REGRAS DE LEITURA ANALÍTICA (ADLER, DOREN, 2010, p. 173-174).
I – PRIMEIRO ESTÁGIO DE LEITURA ANALÍTICA: REGRAS PARA DESCOBRIR O CONTEÚDO
1 – Classifique o livro de acordo om o tipo de assunto.
2 – Diga sobre o que é o livro como um todo, com a máxima brevidade possível.
3 – Enumere as partes principais em sua devida ordem e relação e delineie essas partes assim como delineou o todo.
4 – Defina o problema (ou os problemas) que o autor buscou solucionar.

II – SEGUNDO ESTÁGIO DA LEITURA ANALÍTICA: REGRAS PARA INTERPRETAR O CONTEÚDO
5 – Entre em acordo com o autor interpretando as palavras-chave do livro.
6 – Aprenda as proposições principais estudando as frases mais importantes.
7 – Identifique os argumentos encontrando-os ou construindo-os com base em sequências de frases.
8 – Determine os problemas que foram resolvidos e os que não foram resolvidos; quanto a estes últimos, verifique se o autor está ciente de que não conseguiu resolvê-los.

III – TERCEIRO ESTÁCIO DA LEITURA ANALÍTICA: REGRAS PARA CRÍTICAR O CONTEÚDO
A) PRECEITOS DA ETIQUETA INTELECTUAL
9 – Não critique até que tenha completado o delineamento e a interpretação do livro. (Não diga que concorda discorda ou que suspende o julgamento até que tenha dito “entendi”).
10 – Não discorde de maneira competitiva.
11 – Demonstre que reconhece a diferença entre conhecimento e opinião pessoal apresentando boas razões para qualquer julgamento crítico que venha a fazer.
B) CRITÉRIOS ESPECIAIS PARA O EXERCÍCIO DA CRÍTICA
12 – Mostre onde o autor está desinformado.
13 – Mostre onde o autor está mal informado.
14 – Mostre onde o autor foi ilógico
15 – Mostre onde a análise ou a explicação do autor está incompleta.

ANEXO II ______________________________________________________________________________________________________
CAPÍTULOS DO LIVRO COMO PENSAR SOBRE AS GRANDES IDEIAS A PARTIR DOS GRANDES LIVROS DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL. Os capítulos com o sinal * são os capítulos a serem lidos e estudados nos encontros.
(1) Grande Ideia da Verdade *
1 – Como Pensar sobre Verdade
(2) Grande Ideia da Opinião *
2 – Como pensar sobre Opinião
3 – A Diferença entre Opinião e Conhecimento
4 – Opinião e Liberdade Humana
5 – Opinião e Regra da Maioria
(3) Grande Ideia de Homem e Evolução
6 – Como Pensar sobre o Homem *
7 – Quão Diferentes são os Seres Humanos?
8 – A Teoria Darwinista da Origem do Homem
9 – A Resposta a Darwin
10 – A Singularidade do Homem
(4) Grande Ideia da Emoção
11 – Como Pensar sobre Emoção
(5) Grande Ideia do Amor
12 – Como Pensar sobre Amor
13 – Amor como Amizade: Um Mundo sem Sexo
14 – Amor Sexual
15 – A Moralidade do Amor
(6) Grande Ideia de Bem e Mal
16 – Como Pensar sobre Bem e Mal
(7) Grande Ideia da Beleza
17 – Como Pensar sobre Beleza
(8) Grande Ideia da Liberdade *
18 – Como Pensar sobre Liberdade
(9) Grande Ideia da Educação (Aprendizado) *
19 – Como Pensar sobre Aprendizado
20 – A Juventude é uma Barreira para o Aprendizado
21 – Como Ler Livros
22 – Como Conversar
23 – Como Assistir à TV
(10) Grande Ideia da Arte
24 – Coo Pensar sobre a Arte
24 – Como Pensar sobre Arte
25 – Os Tipos de Arte
26 – As Belas-Artes
27 – A Bondade da Arte
(11) Grande Ideia da Justiça
28 – Como Pensar sobre Justiça
(12) Grande Ideia da Punição
29 – Como Pensar sobre Punição
(13) Grande Ideia da Linguagem *
30 – Como Pensar sobre Linguagem
(14) Grande Ideia do Trabalho *
31 – Como Pensar sobre Trabalho
32 – Trabalho, Diversão e Lazer
33 – A Dignidade de Todos os Tipos de Trabalho
34 – Trabalho e Lazer Ontem e Hoje
35 – Trabalho, Lazer e Educação Liberal *
(15) Grande Ideia da Lei
36 – Como Pensar sobre a Lei
37 – Os Tipos de Lei
38 – A Criação das Leis
(16) A Grande Ideia da Justiça
39 – A justiça da Lei
(17) A Grande Ideia de Governo
40 – Como Pensar sobre o Governo
41 – A Natureza do Governo
42 – Os Poderes do Governo
43 – A Melhor Forma de Governo
(18) A Grande Ideia da Democracia *
44 – Como Pensar sobre Democracia
(19) A Grande ideia da Mudança
45 – Como Pensar sobre Mudança
(20) A Grande Ideia de Progresso
46 – Como Pensar sobre Progresso
(21) A Grande Ideia da Guerra e Paz
47 – Como Pensar sobre Guerra e Paz
(22) A Grande Ideia da Filosofia
48 – Como Pensar sobre Filosofia *
49 – Como a Filosofia Difere da Ciência e da Religião
50 – Os Problemas Não Resolvidos da Filosofia
51 – Como a Filosofia pode Progredir?
(23) A Grande Ideia de Deus
52 – Com Pensar sobre Deus

 

E-mail: wesley.filosofia@hotmail.com

 


A atividade conta com o apoio da Biblioteca Universitária UFSC e do Grupo de Pesquisas Bio-Grafia Nietzsche.