Histórico das atividades do grupo


– Seminário Especial: Perspectivas Pedagógicas em Nietzsche
– O que pode a escola hoje? Indagações da Filosofia da educação
– A figura do mestre em Nietzsche

– Seminário Especial: Em defesa da Escola
– Seminário Especial: Sujeito Plural e Cosmopolita em Nietzsche
– Seminário Especial: Diálogos em Filosofia da Educação
– Pesquisa e filosofia da educação
– Nietzsche a as possibilidades de reconstrução normativa
– 16º SEPEX – Minicurso: A educação na filosofia de Nietzsche

– Seminário Especial: Educação, Modernidade e Pós-modernidade
– Seminário Especial: Do sedentarismo ao nomadismo
– Seminário Especial: Infância e Filosofia
– I Colóquio itinerante educação e interculturalidade
– Nietzsche – Genealogia, Autogenealogia e construção moral
– John Dewey e o centenário do “Democracia e educação”
– A loucura como construção social e o papel dos anormais
– Nietzsche e a ontologia do vir-a-ser
– Biopolítica, Emancipação e Formação
– Pós-modernidade e Deleuze
– Semana Estudantil de Pedagogia / Minicurso: Nietzsche e a educação: diálogos e experiências possíveis
– Estudos nietzschianos: a extemporaneidade de um discurso e sua interface com a educação

– Seminário Especial: Ler, Escrever e Pensar na Academia
– Seminário Especial: Nietzsche e o Horizonte Interpretativo do Crepúsculo dos Ídolos
– Seminário Especial: Metafísica e Virada Linguística
– Seminário Especial: Questões da normatividade e a fecundidade do pensamento de Nietzsche
– O problema de Sócrates: um exemplo da fisiopsicologia de Nietzsche
– I Colóquio Internacional – A filosofia de Nietzsche e a teoria política: abordagens contemporâneas
– Metodologia como atitude interpretativa para operar temas de pesquisa
– 14º SEPEX – Minicurso: O problema de Sócrates e a perspectiva de Nietzsche para a educação.
– Entre arte e ciência: a figura do filósofo para o jovem Nietzsche
– O que é uma escola? com Jorge Larrosa


– Seminário Especial: Entre tantas aurora a Nietzschiana
– Formação como práxis autogenealógica em Nietzsche
– O humanismo do renascimento: seu significado pedagógico e filosófico
– Teorias da educação: vozes da formação
– A filosofia da educação e o cuidado de si
– Significado antropológico e alcance pedagógico da ideia schilleriana de “educação estética”
– Semana Estudantil de Pedagogia / Minicurso: A filosofia da educação como experiência pedagógica
– 13º SEPEX – Minicurso: Nietzsche educador: uma formação para espíritos livres


– Teorias da Educação
– Filosofia da Educação e suas Dimensões Estéticas
– 12º SEPEX – Minicurso: Nietzsche e a educação


– Foucault e a pesquisa educacional: questões de método