Artigos

Nietzsche: recusa e crítica da pequena política – uma perspectiva da educação
Lúcia Schneider Hardt
Vilmar Martins
Jonas Faccin

A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana
Lúcia Schneider Hardt
Valquiria Vasconcelos da Piedade Souza
Helder Félix Pereira de Souza

Nietzsche e Bernhard: viver em tempos de morte de deus…
Vilmar Martins

A hesitação no contexto da pós-verdade.
Lúcia Schneider Hardt

O saber como fazer: uma filosofia da orientação a partir da ideia do cuidado de si
Paulo Becher

Filosofia da educação: o camelo, o leão e a criança
Rodrigo Mafalda

O valor formativo da arte da retórica para o processo de formação de formadores
Rosâni Kucarz da Cunha

Nietzsche e a educação como autossuperação do niilismo...
Vilmar Martins

Nietzsche e a crítica ao humanismo na educação
Vilmar Martins

Criança, estética e linguagem: possibilidades para formações
Vilmar Martins e Kainara Ferreira de Souza

Nietzsche educador: o processo artístico de tornar-se o que se é…
Vilmar Martins
A bravura do gosto 
Lúcia Schneider Hardt, Rosana Silva de Moura e Rodrigo Mafalda

Formação e vida: como enfrentar o canto das sereias?
Carolina Votto

Uma formação centrada no corpo: operando com a noção de Nietzsche 
Lúcia Schneider Hardt e Thalita Schuh Venancio da Costa

Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
Lúcia Schneider Hardt e Rosana Silva de Moura

Sobre a prudência, da educação e da filosofia
Lucia Schneider Hardt e Rosana Silva de Moura

Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva
Rosana Silva de Moura, Lúcia Schneider Hardt e Neide Arrias
A mentira da verdade onto-teo-lógica: logos e areté em performação
Lúcia Schneider Hardt, Danilo José Scalla Botelho e Rodrigo Mafalda

Formação e vivência- de como Nietzsche impacta a educação
Lúcia Schneider Hardt, Danilo José Scalla Botelho e Vilmar Martins Formação humana como metamorfose em Nietzsche: uma experiência com a Filosofia e a Arte
Lúcia Schneider Hardt, Rodrigo Mafalda e Rosana Silva de Moura

Biografia ou declaração de ambição filosófica: como ler Ecce Homo de Nietzsche?
Lúcia Schneider Hardt

Perspectivas de formação: diálogo entre crescimento e o cultivo de si
Lúcia Schneider Hardt, Thaís Ferreira Ali e Rosana Silva de Moura

A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade.
Lúcia Schneider Hardt

"Espírito livre" em Nietzsche: outro logos (per)formativo?
Danilo José Scalla Botelho

Nietzsche com Foucault: notas sobre conhecimento, verdade, perspectivismo e genealogia.
Danilo José Scalla Botelho, Pablo Benevides e Gabriela Maria de Sousa Vieira

A ideia de mestre e as influências de Schopenhauer e Wagner no primeiro Nietzsche
Thaise Dias Alves Como a dimensão trágica é fecunda para pensar a formação de professores: a Filosofia da Educação e o cultivo de si
Lúcia Schneider Hardt

As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação 
Lúcia Schneider Hardt, Rosana Silva de Moura e Heloiza Helena Barbosa

Entre metades e inteiros:a docência e a avaliação
Lúcia Schneider Hardt e Marlene de Souza Dozol

A tradição na experiência filosófica nietzschiana
Lúcia Schneider Hardt

Do conceito de formação humana: tensões entre natureza e cultura
Lúcia Schneider Hardt, Marlene de Souza Dozol e Rosana Silva de Moura

Quando preferimos ‘intuir’ ao invés de ‘deduzir’ – como tornar-se leitor de Nietzsche
Lúcia Schneider Hardt e Danilo José Scalla Botelho

A tensão entre o educar e o avaliar: dimensões estéticas e formação do educador
Lúcia Schneider Hardt

A busca da fecundidade do pensamento por meio da escrita: uma tarefa para coordenadores pedagógicos da educação básica
Lúcia Schneider Hardt e Neide Martins Arrias Esboço de uma filosofia da educação em Nietzsche
Rodrigo Mafalda e Rosana Silva de Moura

A fadiga das palavras e o espírito livre em Nietzsche
Lúcia Schneider Hardt

Entre as Manobras da Mão e do Espírito: o assombro da formação humana
Lúcia Schneider Hardt

A educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidades
Lúcia Schneider Hardt

Ressonâncias do espírito livre no contexto educacional: de como estabelecer vivências de si mesmo
Lúcia Schneider Hardt Rousseau e Nietzsche: de como a ideia de natureza estabelece o devir
Lucia Schneider Hardt