Teses & Dissertações

SILVA, Carolina Votto. Formação e vida: transfiguração e estéticas do viver. 2022. 118 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.

BECHER JÚNIOR, Paulo. Filosofia da orientação e pedagogia da descontinuidade a partir de uma proposta nietzschiana. 2021. 217 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.

CUNHA, Rosani Kucarz da. Dispositivo metodológico extemporâneo à educação filosófica: uma perspectiva nietzschiana de formação (bildung) e experimentação nas propostas pedagógicas de construção de projetos de vida, acadêmico e trabalho. 2021. 183 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.

FALCÃO NETO, Alexandre Brasil. Nietzsche, fisiologia e educação. 2021. 136 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.

JACÓ, Paulo César de Carvalho. Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa no PPGE/UFSC. 2020. 427 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.

LORENZINI, Stefania Peixer. O riso como experiência formativa em Nietzsche: a vida como obra de arte. 2020. 106 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.

SOUZA, Valquiria Vasconcelos da Piedade. Do espanto com a educação brasileira à importância da solidão na formação humana: um olhar simbólico para o papel da solidão em assim falava Zaratustra. 2020. 308 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.

MAFALDA, Rodrigo. A grande pedagogia em Nietzsche : o camelo, o leão e a criança . 2019. 276 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.

MARTINS, Vilmar. Pedagogia nietzschiana (uma tentativa). 2019. 206 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.

BOTELHO, Danilo José Scalla. Entre filosofia e educação, em filosofia da educação: uma (questão) sofística? um ensaio de sofística filosofante. 2017. 539 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

 

VIEIRA, Fabio Roberto. A educação está morta!: o que a filosofia de Nietzsche pode nos ensinar sobre o movimento Escola Sem Partido. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.

GARIN, Leonardo Podolano. Nietzsche e Stirner: aproximações acerca do conceito de liberdade para a educação. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.

OLIVEIRA, Laura Grasiela. Ditirambos de criança: a potência e a tragédia das novas e mesmas formações. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

FACCIN, Jonas. Nietzsche e a noção de cultivo. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.

COSTA, Thalita Schuh Venancio da. Corpo em Nietzsche: uma formação trágica. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.

COSTA, Leandro da. O ‘diário de classe’ de Isadora Faber: verdades inconvenientes nas relações pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.

SILVA, Longuinhos da. A formação sobre a ética profissional docente no contexto do plano de formação dos professores do INFORDEPE. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.

SCHERER, Kelly Cristina. O mestre andarilho em nietzsche. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.

BOTELHO, Danilo José Scalla. ‘Espírito livre’ em Nietzsche: um logos sofista? : nova diagnose e destino à verdade. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.

ALI, Thaís Ferreira. Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.

MARTINS, Vilmar. A linguagem como ferramenta do devir educativo. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.

MARTINS, Gustavo Tanus. A morte no processo de formação humana para a vida. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.

ALVES, Thaise Dias. A ideia de mestre em Nietzsche. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.

AVER, Gisleine. Das ruas à academia: por onde anda o filósofo?. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.

POZZER, Adecir. A formação de professores em e para direitos humanos na perspectiva filosófica de Emmanuel Levinas. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.

ANTUNES, Danielle. Da educação das crianças em Montaigne: uma ideia de formação humana. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012.

MAFALDA, Rodrigo. A Ideia de formação : continuidades e rupturas entre Nietzsche e Schopenhauer.  2011. 189 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011.

SILVA, Eduardo Caldas da. Formação estética em Rousseau e o cultivo da natureza. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011.

ROSA, Aléssio da. Conceito de formação em Adorno: interfaces com a modalidade EAD. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011.

AZEREDO, Gilmar Almeida de. Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011.

MICELI, Mariana Sant Ana. Por uma teoria do fazer – pedagogia do (re)conhecimento: educar para “crescer direito”. 2010. 445 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2010.

COLLAÇO, Julia Terra Denis. Estética Nietzschiana: para pensar a formação na/pela dança. 164 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010.